Skip to main content

Hitachi Kokusai Linear

Publicada em: 16 de novembro de 2016
Fonte: Portal G1 | Destrito Federal
Link original: Clique aqui

Desligamento do sinal analógico de TV ocorre nesta quinta no DF; entenda Sinal digital tem maior qualidade de imagem e som e não sofre interferências.

Brasília será primeira capital a desligar sinal, junto com 9 cidades do Entorno.

O desligamento do sinal analógico de TV no Distrito Federal ocorre nesta quinta-feira (17). Com isso, só quem tiver sinal digital (por meio de uma antena UHF e um conversor em televisores antigos e apenas a antena UHF nos equipamentos modernos) vai continuar tendo acesso ao serviço.

A mudança atinge 13 geradoras de conteúdo e 12 emissoras, ou seja, 25 canais que hoje transmitem no analógico só transmitirão no sistema digital a partir de 17 de novembro. Brasília será a primeira capital do Brasil a desligar o sinal analógico. O processo acontece simultaneamente nas cidades de Águas Lindas, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gamax, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.

Aos poucos, o sinal analógico vai deixar de existir em todo o Brasil, sendo substituído pelo digital. Na cidade do Rio de Janeiro e em outros 18 municípios do estado, por exemplo, a data prevista para o fim do analógico é em 25 de outubro de 2017, daqui a um ano. Nos canais que forem desligados, as emissoras ainda vão manter uma cartela informativa no ar, por 30 dias, para que o telespectador saiba da mudança.

Previsto para 26 de outubro, o desligamento foi adiado no DF e em nove cidades do Entorno porque a última pesquisa feita pela Anatel apontou que menos de 90% das residências estão com TV e conversor para receber o sinal digital. Este é o mínimo exigido para que o sinal analógico seja desligado.

Sinal digital
O sinal digital representa maior qualidade de imagem e som, é mais forte e não sofre interferências, ao contrário do analógico. A imagem chega ao televisor sem ruídos, chuviscos e "fantasmas".

O Distrito Federal será a primeira unidade da federação a ter 100% de sinal digital. A previsão anterior do governo era de que a mudança na transmissão ocorresse em abril deste ano. A alteração no cronograma foi divulgada em janeiro.

A primeira cidade brasileira a desligar o sinal analógico foi Rio Verde, em Goiás, em 1º de março. A previsão do Ministério das Comunicações é de que a transmissão analógica seja extinta até 31 de dezembro de 2018 em todo o país.

Pelo cronograma do governo, 35 municípios de São Paulo, incluindo a capital, serão as próximas localidades a terem 100% de sinal digital. O desligamento do sinal analógico deve ocorrer em 29 de março de 2017.

As transmissões de TV digital no Brasil começaram em 2007. Até 2014, foram vendidos mais de 60 milhões de televisores com conversor integrado, que já saem das fábricas preparados para receber esse tipo de sinal.